3º Dia da Via Sacra

Apesar do cansaço e das inúmeras atividades que cada um teve durante o dia, vários fiéis estão participando da Via Sacra às sextas-feiras, na sede dos Arautos em Ponta Grossa. Este foi o terceiro dia em que rezamos a Via Sacra. Estiveram presentes inclusive arautos da Índia, da Sri Lanca e de Portugal.

Hoje é o 25º dia da quaresma, que são os quarenta dias preparatórios para a Paixão do Senhor, em memória aos quarenta dias que Nosso Senhor passou em recolhimento no deserto antes de sua crucifixão.

Além disso, o número quarenta é rico em outros simbolismos. Dentro das Sagradas Escrituras o encontramos em vários momentos:

Simbolismo do número “40”

1º – O dilúvio (Gn 7, 17), que caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarentas noites, sendo a preparação para uma nova humanidade, purificada pelas águas;

2º – A peregrinação do povo judeu no deserto rumo à Terra Prometida (Ex 16, 35), durou quarenta anos, os quais eles tiveram que enfrentar o jugo da escravidão imposta pelo Faraó, a travessia do Mar Vermelho, a caminhada tortuosa através dos desertos rumo à Terra Prometida e as lutas para a conquista de Canaã ou Palestina;

3º – O jejum de Moisés no monte Sinai (Ex 24,18; 34, 28), durou quarenta dias e quarenta noites, quando Deus se manifestou a ele e lhe entregou as tábuas da Lei, contendo os dez mandamentos.

4º – Os habitantes da cidade de Nínive, antes de receber o perdão de Deus, fizeram quarenta dias de penitência, após a pregação do profeta Jonas (Jn 3, 4);

5º – Os quarenta dias e quarenta noites nas quais o profeta Elias caminhou para chegar na montanha de Deus, o monte Horeb (1 Rs 19, 8);

6º – E no Novo Testamento encontramos Nosso Senhor Jesus Cristo que após seu batismo no rio Jordão, passa quarenta dias e quarenta noites rezando e jejuando no deserto (Mt 4, 2; Lc 4,1), preparando-se para sua vida pública.

vina bueno e eliziane bueno

È GRATIFICANTE PARTICIPAR DAS CELEBRAÇÕES, ORAÇÕES, E EM TODOS OS MOMENTOS COM OS ARAUTOS DO EVANGELHO, ENRIQUECE A VIDA E NOS DÁ FORÇA NO DIA-DIA E DÁ VONTADE DE FICAR NA SEDE POIS É LUGAR ABENÇOADO E QUE SENTIMOS A PRESENÇA DE JESUS E NOSSA SENHORA MARIA SANTISSIMA. ARAUTOS DO EVANGELHO OBRIGADO POR NOS DAR A OPORTUNIDADE DE FAZER PARTE DESSA FAMILIA DOS ARAUTOS. NOSSO ABRAÇO, NOSSAS ORAÇÕES DE TODO O CORAÇÃO….