Uma saborosa surpresa…

Durante uma reunião que o Reverendíssimo Padre Antônio Guerra, EP, provincial da Região Sul, ministrava para os arautos da sede de Ponta Grossa, uma saborosa surpresa ocorreu.

Os alunos dos 7º e 8º anos da Escola Arautos do Evangelho – Ponta Grossa, serviram uma deliciosa torta que haviam preparado durante as aulas de inglês, ciências e história.

Tratava-se de um “Banoffi”, sobremesa típica das redondesas, mais precisamente de Carambeí, cidade vizinha à nossa, a qual recebeu influência holandesa em sua colonização.

Porém, há mais um detalhe: além de terem utilizado a receita escrita em língua inglesa, aplicaram conhecimentos das disciplinas de ciências, onde mediram as calorias e os componentes químicos de cada ingrediente da torta, e de história, pesquisando a origem da receita, bem como outras riquezas trazidas pelas nações que colonizaram a região dos Campos Gerais, como é conhecida.  Aos interessados ditaremos logo abaixo a receita. Esperamos que gostem.

Ingredientes para a massa

– 3 copos de farinha de trigo

– 6 colheres de sopa de acúcar

– 3 gemas

– 1 pitada de sal

– 300 gramas de manteiga

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes até obter uma massa omogênea. Unte uma forma de aro removível e disponhe a massa, moldando com a ponta dos dedos. Asse a uma temperatura de 180º, ou até a massa ficar levemente dourada.

Ingredientes para o recheio

– 1 lata de doce de leite

– 6 bananas

– 300 gramas de creme de leite fresco (nata)

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– 1/2 copo de açúcar cristal

Modo de preparo: Disponha o doce de leite sobre a massa, já assada e fria, por cima, a banana cortada em rodelas. Deixe gelar por duas horas. Depois bata o creme de leite com o açúcar e a baunilha até obter “ponto de creme”, e use-o para cobrir a torta.

Ingredientes para o ganache

– 100 gramas de chocolate ao leite

– 100 gramas de chocolate meio amargo

– 1 lata de creme de leite

– 1 colher de manteiga sem sal

Modo de preparo: Derreta os chocolates e a manteiga em “banho maria”, desligue o fogo, e, quando o chocolate já estiver frio, acrescente o creme de leite e misture. Despeje o ganache. Decore com raspas de chocolate branco.

Bom apetite!