PROVA DE FOGO

 

fogo-el-golosoÀs vezes ouvimos alguém dizer — ou nós mesmos dizemos: tal pessoa é nosso amigo “até debaixo d’água”. Ocorreu um fato bem recente, a propósito do qual posso dizer: há uma pessoa que é amiga “até dentro do fogo”.

 

Vamos ao fato.

Nos arredores de Madrid há um regimento de tanques do Exército espanhol, constando, além das edificações, extensos campos de vegetação rasteira. No dia 30 de julho passado, facilitado pelo extremo calor comum nesta época do ano naquelas paragens, declarou-se um incêndio que rapidamente consumiu toda a vegetação já ressequida. Terminado o sinistro, os militares ali presentes testemunharam um fato que os deixou boquiabertos e… confirmados em suas convicções católicas.

O fato – divulgado esta semana pela agência InfoVaticana, da Santa Sé — é que, tendo o incêndio calcinado toda vegetação, deixou intacta uma imagem de Nossa Senhora colocada num canteiro situada no meio das chamas. Como se não bastasse a incolumidade da imagem, as flores  depositadas com frequência pelos soldados, próximo à imagem permaneceram frescas como se nada tivesse ocorrido. A análise atenta da foto que reproduzimos da InfoVaticana deixa isso bem claro.

Foto: Infovaticana
Foto: Infovaticana

Fatos anteriores ao incêndio são também de se considerar: era frequente os soldados e demais militares da base irem rezar junto à imagem, ou levar-lhe flores. Também — e isso é um traço da religiosidade espanhola — várias vezes a imagem foi portada durante solenidades ocorridas na base militar.

Cremos poder dizer com segurança, que o fato da imagem e das flores terem ficado preservadas das chamas, é um verdadeiro sorriso de agrado da Mãe Santíssima pelos atos de devoção da guarnição militar. Nossa Senhora parece assim querer dizer: sua proteção a quem n’Ela confia, não é só “até debaixo d’água”, mas “até dentro do fogo”.

Lembremo-nos disso nas nossas horas difíceis, em que o fogo agressivo dos dias em que vivemos, ou o fogo — ás vezes aliciante — das paixões nos atinge, ou ameaça fazê-lo. Se Nossa Senhora preservou uma imagem sua, o que não fará por filhos seus, remidos pelo Sangue Preciosíssimo de seu Divino Filho, que n’Ela confiem?

Vem a propósito mencionar a oração de São Bernardo:

“Lembrai-vos o piedosíssima Virgem Maria que nunca se ouviu dizer que alguém tenha recorrido à vossa intercessão, implorado a vossa assistência ou reclamado vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Assim seja”

 

(Com dados da InfoVaticana – http://www.infovaticana.com/ acessado em 12/8/2015)

Imagem incólume no Furacão Sandy e incêndio que se seguiu - Outubro de 2012
Imagem incólume no Furacão Sandy e incêndio que se seguiu – Outubro de 2012

Ilustrações: Infovaticana, Wiki

 

 

 

 

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes incólume - Tufão nas Filipinas - Novembro de 2013
Imagem de Nossa Senhora de Lourdes incólume – Tufão nas Filipinas – Novembro de 2013