Projeto Futuro e Vida

Atendendo o apelo do Papa João Paulo II pela Nova Evangelização, os Arautos do Evangelho se constituíram uma Associação Católica Internacional de Direito Pontifício, aprovada  pelo Sumo Pontífice no dia 22 de fevereiro de 2001.

Composta em grande parte por jovens, moças e rapazes, a Associação Arautos do Evangelho realiza inúmeros projetos culturais e sociais. Sua atuação se estende por mais de 78 países das três Américas, Europa, Ásia e África, onde, através da música, do teatro e do esporte, transmitem uma mensagem de alegria, de paz e de esperança.

Tendo em vista tantos e tão graves problemas que ameaçam cada dia mais os nossos jovens, desde o início de sua fundação neste município, os Arautos do Evangelho se empenham em fazer um intenso trabalho para a prevenção e formação dos jovens desta cidade. Com que meios? Entre tantos, destacam-se as atividades culturais em prol da juventude, que visa, entre outros objetivos, descobrir talentos ocultos nos jovens, que muitas vezes por falta de oportunidade, acesso ou até mesmo de meios financeiros, acabam por não desenvolver muitos de seus dons e talentos, com os quais futuramente poderiam beneficiar a sociedade. Por outro lado, sabemos que a desocupação está na raiz de muitos males. Se formos procurar a causa pela qual muitos  jovens que hoje, infelizmente, se encontram em vias inconvenientes, facilmente encontraremos a razão: por não terem atividades sadias  para ocuparem seu tempo. Todo o resto então, vem por conseqüência.

Tendo em vista a expansão do projeto, ele foi apresentado ao Ministério da Cultura a fim de obter os benefícios da Lei Rouanet de Incentivo, sendo aprovado na 128ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) de 1 de setembro de 2006 na área Artes Integradas com número do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac06 1657.

Apresentaremos aqui, algumas das atividades promovidas pela Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, como por exemplo o Projeto Futuro e Vida, bem como atividades teatrais, musicais e artísticas, verdadeiros remédios para os problemas da juventude.

Projeto Futuro & Vida

Pela variedade dos meios de atuação, procuramos tornar acessível projetos de alta qualidade a todas as camadas sociais, contribuindo na elevação do nível cultural como fonte de informação. Para tanto, percorremos teatros, televisões, escolas, hospitais, asilos, orfanatos, presídios, catedrais, estádios, etc.

Inicialmente oferecemos uma representação teatral para os alunos, envolvendo valores de ética, moral, história, cidadania, entre outros.

Em seguida realizamos uma apresentação musical executada pelabanda internacional da Associação. Durante o desenrolar do concerto, é explicado aos alunos que a música nos dá várias lições, por exemplo: a harmonia existente entre um instrumento e outro nos ensina que entre nós deve haver o respeito mútuo, pois aquilo que fazemos aos outros é justamente o que iremos receber. A obediência dos instrumentos à regência do maestro nos mostra que é fundamental a submissão dos alunos aos professores, dos filhos aos pais, etc. Do contrário, é o caos que se estabelece em nossas vidas, pois a partir do momento em que não há mais disciplina e cada um faz pura e simplesmente o que lhe dá vontade, desobedecendo a um são ensinamento, cria-se uma situação semelhante a de uma banda  na qual cada instrumento toca aquilo que quer, na hora que quer. Neste momento então, para exemplificar, cada instrumentista, sem ritmo nenhum, toca aquilo que lhe vem a mente, mostrando pela cacofonia então criada, o oposto da harmonia, o que traz aos alunos ensinamentos preciosos para a vida.

Logo após as apresentações de teatro e de música, que normalmente se dão na hora do recreio, é oferece aos alunos a oportunidade de participarem de um ciclo de atividades no Centro Juvenil da Associação, que consta de oito eventos (dois eventos por semana ao longo de um mês), realizados aos sábados e domingos com atividades de música, teatro e defesa pessoal.

Motivar o jovem a desenvolver a sua cultura e o gosto pelas artes cênicas e musicais, através de um ensino vivo e rico em ética, história e cidadania; oferecer o esporte como meio de lazer, ajudando na formação de “uma mente sã num corpo sadio”,é uma das  nossas metas.

Esta atividade cultural-humanitária visa incutir no coração de cada aluno um sadio ideal, para que ele se torne um difusor desses valores na sociedade. Damos com isso, também, uma oportunidade para melhorar o rendimento escolar, a qualidade de vida e a inclusão social.

Visamos que o aluno seja um multiplicador, comunicando para a própria escola e para a sociedade o que aprendeu conosco, melhorando seu desenvolvimento como qualidade de vida.

“Nosso objetivo, e aqui repetimos uma vez mais, é dar aos alunos uma ocupação, pois onde há desocupação, aí está o perigo. É preciso ocupar o jovem, mas ocupá-lo com atividades elevadas da arte e da cultura, do pensamento e das idéias sadias. Queremos a salvação da juventude!” (Mons. João S. Clá Dias)

Continuação do Projeto na sede

A continuação do Projeto Futuro e Vida, são as atividades do final de semana, que começam às 14:30h, na sede dos Arautos do Evangelho, situada na Av. Gal. Carlos Cavalcanti, 4221, Uvaranas – Ponta Grossa – PR, nos sábados e domingos, que se inicia  com uma reunião sobre assuntos gerais, precedendo atividades esportivas e recreativas.

Nas aulas de música, ajudamos o aluno a desenvolver seus dotes e suas aptidões musicais, seja ela na parte instrumental como na vocal. A música é um inestimável beneficio para a formação, desenvolvimento e equilíbrio da personalidade da criança e do adolescente.

Os jovens atualmente não têm ainda, ou nem sempre, a capacidade moral e crítica para distinguir o que é bom do que não o é, nem sempre dispõem de pontos de referência religiosa e moral, para assumir uma posição independente e justa diante das mentalidades e costumes dominantes.

Seguindo essas diretrizes, na reunião de domingo, é dado especial empenho ao reto desenvolvimento do senso moral do jovem, favorecendo o discernimento entre o bem e o mal, para que nele não se ofusque o perfil do bem, do belo e do verdadeiro.

Essa reunião é realizada com audiovisuais. Como o ser humano não consegue viver sem as ilustrações – principalmente os jovens – todos participam, dando suas opiniões sobre o assunto tratado, criando assim um ambiente de alegria e descontração.

Assista a este vídeo para conhecer mais sobre o Projeto Futuro e Vida:

Lidia Lima.

Eu tenho vários testemunhos sobre nóssa senhora de Fátima,no meu futuro livro vou contar,más gostaria muito de ganhar uma medalha com meu nome ficaria muito feliz e agradecida,meus queridos.

maria helena machado de melo

Oh como queria Participar desta Ordem ! Creio que Deus me Chamou e me disse ”seja minha Mensageira ” Estou aqui desposta a vós seguir nesta ordem estabelecida por Deus em minha vida !

Ubiratan Lopatiuk

Realmente super interessante este projeto! Um grupo de jovens com um nobre ideal indo ao encontro de outros para evangelizar! E com a arte!
Parabéns Arautos do Evangelho!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *